Um novo edital foi divulgado pela Mobi-RJ (Companhia Municipal de Transportes Coletivos do Rio de Janeiro). Trata-se de um processo seletivo aberto em junho de 2023, com 500 vagas no cargo de Motorista de Ônibus Articulado terá inscrições. Elas estão sendo reabertas neste mês de agosto.
O órgão, para a reabertura das inscrições, também republicou o edital. Assim, houve alteração o cronograma da seleção. O edital que rege a seleção agora é o 25/2023.
A função exige escolaridade de ensino fundamental completo. Além disso, é imprescindível possuir a CNH (Carteira de Nacional de Habilitação) na categoria “E”. Também é necessária experiência como condutor de veículos de grande porte, bem como experiência no transporte coletivo de passageiros.
O salário do cargo é de R$ 3.652,71. A esse valor é acrescido de vale-alimentação no valor de R$ 500,00 e auxílio-transporte. O regime de trabalho será, de acordo com o edital, de 210 horas por mês.
Os candidatos e as candidatas poderão atuar em caráter definitivo ou temporário. Isso varia conforme necessidade dos serviços da Companhia. Aqui, explicaremos alguns detalhes sobre a seleção, além do processo seletivo e de inscrições.
Como se inscrever no processo seletivo Mobi-RJ 2023?
As inscrições devem ser feitas entre os dias 11/08 e 17/08 de 2023. Elas devem ser feitas no endereço eletrônico do processo seletivo da Mobi-RJ 2023, disponível no mobi-rio.rio.br/vempramobi/.
No mesmo endereço é possível acessar os editais do processo seletivo.
Na inscrição, candidatas ou candidatos deve preencher todos os campos. Depois disso, deverão obrigatoriamente enviar a documentação solicitada para a pontuação da análise de currículo. O não envio da documentação exigida implica na eliminação do certame.
A documentação que deve ser enviada é a que segue abaixo:
- Carteira de Identificação (RG)
- CPF
- Foto 3×4 colorida e recente;
- Título de Eleitor (com comprovante de votação na última eleição)
- Certificado de Reservista
- Currículo, acompanhado da cópia da documentação comprobatória, conforme ANEXO II do Edital
- PIS
- Certidão de nascimento/casamento
- Certificado de escolaridade
- Comprovante de residência atualizado
- CTPS (Páginas: foto, descrição e último contrato)
- CPF de dependentes
- Comprovante de vacinação da COVID-19 (1ª, 2ª e doses de reforço, conforme cronograma vacinal)
- Documentação comprobatória para pessoa com deficiência (laudo médico) se/quando for o caso
- Comprovante do tipo sanguíneo/Fator Rh;
- CNH na categoria “E”
Depois do fim das inscrições, aquelas deferidas serão divulgadas no Diário Oficial do Município. As pessoas que tiverem suas inscrições deferidas serão convocadas para a apresentação dos documentos acima.
Como será a seleção?
O processo seletivo será composto por uma análise de currículo. Ela se dará de acordo com os dados apresentados na etapa online. Os critérios seguem abaixo:
- Comprovação de experiência em direção de ônibus Articulado: 10 pontos por ano
- Comprovação de experiência em direção de ônibus Padron: 5 pontos por ano
O resultado dessa etapa está previsto para sair no dia 24/08. Depois disso, haverá outra etapa que consiste em um Teste Prático. Ele deve ocorrer entre os dias 11 e 15 de setembro. Os resultados, conforme previsto, deve sair em 19 do mesmo mês. O concurso tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.